segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Bumerangue varando o pátio em penumbra



Não deveria causar mais espanto as terminações nervosas de um corpo. No entanto, ninguém parece saber o que fazer, por exemplo, se lhe for estendida uma mão do outro lado do istmo. E uma mão do outro lado de qualquer istmo é sempre algo que importa. Sabe-se muito bem como usar as mãos para cavar um bunker em meio a um tornado e sabe-se muito bem como usar as mãos para cortar os galhos de uma videira, mas ainda não se sabe muito bem o que fazer com a mão estendida do outro lado de um istmo.

*

O meu avô de 83 anos de vez em quando chama a segunda esposa pelo nome da primeira e o meu avô de 83 anos já não se lembra mais da ordem dos meses do ano, mas as mãos do meu avô de 83 anos jamais tropeçam com as notas do acordeão.

*

Você pode falar em automatismo, eu acho que o caso é de cadência.

*

Não deveria causar mais espanto as terminações nervosas de um corpo. No entanto, ninguém parece saber o que fazer, por exemplo, se lhe for estendida uma mão do outro lado do istmo. E uma mão do outro lado de qualquer istmo é sempre algo que importa. Sabe-se muito bem como usar as mãos para nadar no lado mais fundo da piscina e sabe-se muito bem como usar as mãos para medir a febre de um poeta, mas ainda não se sabe muito bem o que fazer com a mão estendida do outro lado do istmo.

*

Quando policiais desferiram 81 tiros de fuzil contra 5 jovens em Costa Barros, será que esses policiais sentiram as próprias mãos nos gatilhos ou a longa manus do Estado?

*

Estudos indicam que a estrutura de toda mão moderna é em grande parte naturalmente primitiva.




***


Cecília Donateli (1989) é capixaba, mineira e carioca em um corpo só. Graduou-se em Direito. Para compensar esse auto-boicote, escreve poemas.

Cacá Fonseca, 25, é uma artista plástica mineira radicada em Recife (PE). Autodidata, iniciou sua produção artística em 2007 e, dentre seus principais trabalhos, estão o mural “fita de tinta”, corredor de 14 metros realizado em 2015 no restaurante Maní, localizado no Jardim Paulista, em São Paulo (SP), e os murais internos e externos da escola de atores Nu espaço em Botafogo, Rio de Janeiro (RJ). Além disso, participou da exposição “Pra quem tem o coração cheio”, realizada no Espaço Débora Colker, Rio de Janeiro.
Instagram: @cacaismo
 Facebook: www.facebook.com/cacafonsecarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário