quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Maria Vargas


Criada em Pirapora, às margens do Rio São Francisco, a escritora é formada em Relações Públicas pela PUC-Minas e é mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Desde 2010, mora em Cataguases, onde é proprietária da  Vértice Consultoria, empresa que presta serviços de consultoria em pesquisa de clima organizacional, diagnóstico institucional e avaliação de clima comunicacional interno para empresas privadas, públicas e organizações do terceiro setor, além de promover palestras, cursos e seminários ligados a temas como liderança, gestão de pessoas, redes colaborativas e inovação.

A literatura é um sonho que concretizou por meio da “Coleção Aventuras de Pira-Poré”, composta por quatro volumes, que narra a história do curumim  Pira-Poré – indiozinho da tribo Kariri -  nas matas da região do cerrado mineiro. A inspiração para o personagem e suas aventuras veio de ouvir, desde pequena, as lendas sobre o rio São Francisco e as histórias contadas pelos pescadores. Embora familiarizada com a região, ainda assim a história dos índios, antigos habitantes locais, era um mistério para a autora. Reais ou imaginárias, essas histórias enfeitaram sua vida e a inspiraram para a criação do personagem Pira-Poré.

Maria Vargas gosta muito de contar histórias e idealizou o Projeto "Pira-Poré Conta Histórias", apresentado para crianças e professores de escolas estaduais, municipais e particulares. Em seu projeto de incentivo à leitura, a escritora é convidada pelas escolas para o lançamento de seus livros, quando é organizada a sessão de autógrafos com  contação de histórias para as crianças, além de uma palestra e um mini-curso para professores de 1ª a 5ª séries sobre o cotidiano literário das crianças brasileiras e a utilização do livro infantil em sala de aula.

Contato: 
Facebook: Maria Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário