domingo, 30 de novembro de 2014

Julian Oliveira


Julian Oliveira é poeta. Nascido na cidade ribeirinha de Januária, morou em diversas cidades de Minas, dentre as quais Chapada Gaúcha, sede do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, onde encheu seu coração de sertão, e em Buritizeiro, lugar que o religou a suas origens barranqueiras. Participante da antologia Combustível, metal e poema e autor do livro Anos-Luz, hoje estuda Jornalismo na UFMG, dedicando-se à fotografia juntamente à poesia. 

Segundo diz,

“Escrever é ânsia. É como o aperto no peito dos enfartados. Fruto de uma vontade que brota do mesmo motivo misterioso pelo qual o universo se expande. Ter nascido em uma cidade ribeirinha e, posteriormente, morar na barranqueira cidade de Buritizeiro, me fez por diversas vezes pensar nos versos como algo tão fluido quando as águas do Velho Chico. Algo que ora nos escapa entre os dedos. Ou que por vezes nos afoga. Nunca consegui incorporar de maneira muita clara, em meus escritos, elementos relacionados ao ideário mineiro e/ou ribeirinho. Não que a mineiridade ou o sentimento barranqueiro não estivessem presentes em minha vida, apenas creio que esses elementos acabaram por influenciar mais meu estilo de vida dos que os meus versos em si. Tenho versos impregnados de rio e sertão sem nunca tê-los citado de forma direta.”


facebook: Julian Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário